Para você que está iniciando com o Jelastic, aqui estão os primeiros passos para seus projetos no SaveInCloud.

Quais ambientes posso criar?

  • Aplicações WEB

O Jelastic suporta as seguintes linguagens de programação, em várias versões: Ruby, PHP, Java, Node JS, Python e .Net, e todas elas são pré-configuradas, podendo ter suas configurações alteradas a qualquer momento. Existe opção de adicionar outros tipos de linguagens, consulte nosso suporte.

  • Banco de dados

Os Banco de Dados suportados são: MySQL, MariaDB, PostgreSQL, PerconaDB, MSSQL, MongoDB, CounchDB, Cassandra, Neo4j, OrientDB e Redis, todos eles estão pre-configurados, alguns possuem mais de uma versão e podem ser adaptados para sua aplicação com simples mudanças nas configurações. Existe opção de adicionar outros bancos, como o Firebird, consulte nosso suporte.

  • Servidores de Páginas

O Jelastic também tem os Servidores de páginas, em várias versões, como: Tomcat, TomEE+, Jetty, Glassfish, Jboss, Railo4, SmartFoxServer, Wildfly, Apache, NGINX e IIS, lembrando que todos eles podem ser alterados para melhor se adaptar as suas necessidades.

  • Sistemas operacionais Nativos

Você também pode ter um Cloud instalado com os seguintes Sistemas Operacionais: CentOS 7.2, Windows 2012 ou Ubuntu 14.0, caso nenhuma das opções acima satisfaz suas necessidades. Então de qualquer maneira você consegue alcançar seu objetivo.

  • Open Sources pre-configurados

Ainda temos vários APPs pre-configurados, na opção Mercado (Marketplace), com centenas de opções, como o WordPress, Drupal, Joomla, entre outros, assim como Gerenciadores de Arquivos como o OwnCloud, e ainda Apps de E-commerce, como o Magento e Prestashop.

 Iniciando com o JelasticMarket Place

APP’s SaveInCloud

Além de todos esses recursos, ainda temos a opção de criar um ambiente Docker, onde poderá encontrar diversos aplicativos, bancos de dados, ou o que desejar instalar, usando instaladores de terceiros.


Conceito de Escalonamento

A plataforma Jelastic SaveInCloud permite elasticidade horizontal e vertical automática, em qualquer aplicação, ao alterar os recursos (RAM e CPU) selecionados. A partir do momento que sua necessidade aumenta, a plataforma simplesmente adiciona mais recursos disponíveis à mesma. Quando a necessidade diminui, os recursos são reduzidos automaticamente.

Para controle dos recursos, usamos a medida de nome Cloudlet, que equivalente a 128Mb de memória Ram e 400 MHz de CPU (processador). Portanto, se sua aplicação exige o mínimo de 1Gb de memória Ram, seria necessário reservar 8 Cloudlets para essa aplicação.

Como criar meu primeiro ambiente

Criando um CentOS 7.2:

1- Acesse o https://app.jelastic.saveincloud.net/ com seus dados de email e senha.

Iniciando com o Jelastic Loguin
2- Clique em Criar Ambiente, no alto da tela.

Iniciando com o Jelastic Criar Ambiente
3- A tela seguinte, irá mostrar todos os recursos que pode ter em seu ambiente, clique em VPS e escolha o CentOS 7.2. Em algumas contas de teste, não está disponível essa opção, contate com o suporte técnico para ativá-la.

Iniciando com o Jelastic Escolha VPS
4- Na mesma tela é possível escolher os números de cloudlets que usará nessa instância, e também o nome que deseja dar ao ambiente. Além de verificar a estimativa de custo desse ambiente.

Iniciando com o Jelastic Ambiente CentOS

5- Ao clicar em Criar, dentro de poucos segundos deverá voltar a tela inicial do https://app.jelastic.saveincloud.net/ com o seu ambiente já criado. Você receberá no e-mail, os dados de acesso root ao ambiente.

Iniciando com o Jelastic Ambiente criado

 

Criando um Apache + PHP 7 + MySql:

1- Acesse o https://app.jelastic.saveincloud.net/ com seus dados de email e senha.

Iniciando com o Jelastic Loguin
2- Clique em Criar Ambiente, no alto da tela.
Iniciando com o Jelastic Criar Ambiente
3- A tela seguinte, irá mostrar todos os recursos que pode ter em seu ambiente, como vamos criar um Servidor de Aplicação, escolhendo o Apache e a versão desejada do PHP, no caso o PHP7.
Iniciando com o Jelastic Escolha Servidor
4- Logo abaixo, terá a opção do SQL, selecione o MySql 5.7.
Iniciando com o Jelastic Escolha BD
5- Na mesma tela é possível escolher os números de cloudlets que usará nesses dois nodos, tanto o Apache, como o MySql, e também o nome que deseja dar ao ambiente. Além de verificar a estimativa de custo desse ambiente.

Iniciando com o Jelastic Ambiente Php Mysql
6- Ao clicar em Criar, dentro de poucos segundos deverá voltar a tela inicial do https://app.jelastic.saveincloud.net/ com o seu ambiente já criado. E em seu email de cadastro, receberá os dados de acesso ao root do mysql e informações do seu servidor cloud.

Iniciando com o Jelastic Php Mysql


Como recebo os dados de acesso ao ambiente criado?

Todas as informações de seus ambientes, são enviadas no email usado para cadastro no sistema www.saveincloud.com. Assim como os dados de acesso ao https://app.jelastic.saveincloud.net/, também podem ser recuperados no email usado.


Tenho mais dúvidas!

Entre em contato pelo chat em nosso site www.saveincloud.com, teremos o prazer em lhe ajudar.