Se você ainda é um daqueles que gosta de olhar a proposta com X vCPU, Y memoria, Z de disco e W de banda, talvez esteja na hora de conhecer o outro lado da moeda, ou melhor, o futuro, que é o  Cloud Escalável com Preço Escalável !

Assustou ? Então calma.

Muitas vezes ficamos assustados quando não sabemos quanto vamos pagar, certo ? Isso ocorre todos os dias comigo, até o momento que os clientes compreendem melhor o conceito e descobrem que pagarão menos.

Dividi esse post em 2 tópicos, para que possa compreender melhor o funcionamento.

 

Recursos de Cloud Escaláveis

 

Eu costumo adotar um termo que seria Cloud Tradicional e Cloud Escalável (que a SaveInCloud oferece). O Cloud tradicional, é aquele velho modelo, de que você tem um limite para utilizar.

Para exemplificar, você compra 2 vCPUS (que você não sabe se a CPU tem 2.0Ghz de processamento ou 3.4Ghz, então você não consegue dimensionar direito esse recurso), 4G de memória, 100G de disco e 5Mbps de Banda (link), e configura dentro dele seu sistema.

O que ocorre na prática (em 100% dos casos das centenas que já analisei em 20 anos de experiência):

  • Uso de memória e CPU: 10% da capacidade do servidor de memória e CPU são usados fora do horário comercial, 25% em horário comercial, e alguns picos de uso de 80-90% por alguns segundos, devido a algumas requisições pesadas que ocorrem eventualmente.
  • Uso de Disco: na maioria das vezes, os clientes compram o espaço com muita folga, usando em média 20% do espaço total (por segurança).
  • Uso de Banda: ocorre comportamento similar a memória/cpu, ou seja ocorre gastos desnecessários.

Conclusão, na prática, em uma semana de 168 Horas, utilizamos:

  • 44 horas 10% dos recursos de MEM/CPU
  • 120 horas 25% dos recursos de MEM/CPU
  • 4 horas picos de 80-90% de MEM/CPU

Atualmente, nenhum sistema opera normalmente utilizando 80 a 90% da capacidade. Se isso acontecer, você vai experimentar momentos de oscilações, indisponibilidades e até mesmo sistemas fora do ar. Portanto, manter os recursos com folga, é algo normal para o pleno funcionamento, por isso, os ambientes costumam rodar dessa maneira.

No Cloud Escalável, você consegue configurar cenários completamente diferentes, como por exemplo:

  • CPU: Assinar 2Ghz de CPU de maneira constante (reservada), mas estar aberto a ter picos de 10Ghz.
  • Memória: Assinar 1G de forma constante para seu sistema, mas permitir chegar a picos de 4G.
  • Banda: Aberta. Você só paga o trafego que utilizar, e dessa maneira, você evita gargalos de link.
  • Disco: Aberto. Você só paga pelo uso.

Portanto, no modelo de Cloud Escalável, você consegue ter configurações muito mais flexíveis, mantendo os recursos reservados que sua aplicação precisa para ser executada, mas abertos a terem picos de uso de todos os recursos.

Na prática, parece interessante, só que é mais ainda, se você olhar para os preços, confira abaixo.


Cloud com Preços Escaláveis

 

No tópico anterior, elaborei como seria o Cloud Escalável. Agora vamos abordar como seria a composição dos Preços.

Representamos nas imagens abaixo os preços de um Cloud Escalável (SaveInCloud) e um  Cloud Tradicional. O vermelho é o que você estaria pagando por cada um deles.

Cloud Escalável                                                                       Cloud TradicionalCloud Escalável - Comparação

Na prática, você tem os mesmos recursos de Servidor, porém, no modelo tradicional, você paga mesmo se não utilizar, e no Escalável, você paga somente pelo que utiliza.

 

Conclusão

 

Perceba que a diferença de preço pode ser enorme. Será mesmo que vale a pena você ter um custo fixo com o cloud tradicional? Ou você prefere ter um custo variável que pode chegar a ser 80% menor ?

Um detalhe importante, o custo normalmente se mantém e varia muito pouco, de 1 a 2%, de um mês a outro. Isso é pelo fato que normalmente o uso de espaço em disco sempre cresce, mas independente disso, representa muito pouco dentro da sua mensalidade.

Normalmente o valor tende a aumentar um pouco acima desse percentual, quando você passa a ter mais uso, mais acessos, mais espaço em disco ocupado, e mesmo assim, nada fora do normal, até porque você deve avaliar novamente a comparação que fiz sobre os modelos, ou seja, se a sua demanda de recursos será maior, em ambos os casos aumentaria o seu custo, mas de forma muito menos acentuada se continuar no formato de Cloud Escalável.

Para completar, você pode estar pensando, existem situações no formato Pague pra Usar, que podem fugir do meu controle por algum uso incorreto, algo que fez estourar o uso de recursos ? A resposta é não! Para isso existe o Limite de recursos dinâmicos. Ou seja, o Cloud cobra pelo uso, e se você colocar limites aceitáveis no seu ambiente, ele nunca vai ultrapassar aquilo que está determinado. Dessa maneira, se existir uma falha do seu lado, no qual o sistema utilize muitos recursos, o máximo que vai acontecer é ele atingir o limite e te cobrar pelo limite, que você perceberia rapidamente com alguma oscilação do seu sistema.

Portanto, acredito que este pode ser o momento de você trazer seus Cloud para a Jelastic SaveInCloud. Planeje sua migração, e baixe seus custos de TI em até 80% com nosso Cloud Escalável.