loader
escalabilidade em cloud

Escalabilidade em Cloud: a hospedagem em nuvem como investimento!

A maioria dos clouds escaláveis do mercado atualmente praticam o Pay-per-use, ou seja, paga somente o que utilizar. A SaveinCloud vai mostrar pra você como esse modelo está conquistando cada vez mais espaços nas grandes empresas, tanto pelo benefício do custo quanto pela sua escalabilidade.

Veja abaixo o vídeo pare de pagar por recursos não utilizados em cloud da SaveInCloud Virtuozzo, que explica de forma simples este novo conceito:

Recursos do Cloud Escalável

Vamos ter como base os termos cloud tradicional (aquele que não permite a escalabilidade automaticamente, como um VPS, um Cloud tradicional do mercado, um servidor físico dedicado) e o cloud escalável (o que permite a escalabilidade de forma automática dos recursos e normalmente te cobra pelo uso). No cloud tradicional, você compra os recursos de CPU, Memória, Disco e rede de forma fixa. Ele te limita ao recurso contratado, e você não poderá ultrapassar esses limites, a não ser que faça o upgrade para plano superior. Também é preciso se atentar a outro detalhe, muitas vezes eles não permitem downgrade, ou seja, se você precisa utilizar mais recursos por um período, pode ser que não consiga voltar ao plano anterior. O que ocorre na prática:

  • Uso de memória e CPU: com base em muitos cases analisados de clientes de cloud, 10% da capacidade do servidor de memória e CPU são usados fora do horário comercial, 25% em horário comercial, e alguns picos de uso de 80-90% por alguns segundos, devido a algumas requisições pesadas que ocorrem eventualmente.
  • Uso de Disco: na maioria das vezes, os clientes compram o espaço com bastante folga, usando em média 40% do espaço total (por segurança).
  • Uso de Banda: ocorre comportamento similar a memória/CPU.

Conclusão, na prática, em uma semana de 168 Horas, utilizamos:

  • 44 horas 10% dos recursos de MEM/CPU/Banda
  • 120 horas 25% dos recursos de MEM/CPU/Banda
  • 4 horas picos de 80-90% de MEM/CPU/Banda

Dificilmente um ambiente tradicional consegue operar com 80% a 90% da capacidade sendo utilizada a todo momento. Se isso ocorrer, possivelmente o ambiente vai experimentar momentos de instabilidade e lentidão, por muitas vezes ficar até fora do ar. Portanto, manter os recursos com folga, é algo normal para o seu pleno funcionamento.

No cloud escalável, considerando os que são automáticos apenas, você consegue configurar cenários completamente diferentes, como por exemplo:

  • CPU: Assinar 2Ghz de CPU de maneira constante (reservada), mas com limites de até 10Ghz.
  • Memória: Assinar 1G de forma constante para seu sistema, mas limitar a picos de 4G.
  • Banda: Aberta. Você só paga o tráfego que utilizar, e dessa maneira, você evita possíveis lentidões por limitações de sua banda.
  • Disco: Aberto. Você só paga pelo uso.

No modelo de cloud escalável automático, você consegue ter configurações muito mais flexíveis, que se bem configurados, representarão uma estabilidade para seu ambiente com um bom custo-benefício. Você pode saber mais sobre as vantagens do escalonamento automático, por meio do nosso vídeo no Canal do YouTube SaveinCloud, veja aqui

Nosso intuito por meio dessa comparação é causar a seguinte reflexão: vale a pena ter um custo fixo com o cloud tradicional, VPS, servidor dedicado, colocation?

Caso ainda esteja em dúvida sobre está escolha, nós já discutimos sobre qual é a melhor opção de hospedagem cloud.

O mercado está cada vez mais competitivo e as empresas inovadoras, ágeis e dinâmicas estão conquistando seu espaço realizando diferentes investimentos. A tecnologia na nuvem pode ser um fator determinante pra que você alcance o seu espaço dentro deste mercado e proporcione também experiências para seus clientes e colaboradores. 

Conheça a plataforma da SaveinCloud e teste gratuitamente por 14 dias!

Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da SaveInCloud. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. Saveincloud Hospedagem na Internet Ltda – CNPJ 66.925.934/0001-42

Atualização LGPD: Contratos | Políticas