O guia a seguir fornecerá as informações necessárias sobre o uso do painel Jelastic e ajudará você a se familiarizar com as possibilidades oferecidas.

 Para começar, você pode conferir o rápido vídeo de visão geral abaixo para obter informações sobre a funcionalidade principal, disponível na interface intuitiva do Jelastic:

Para melhor conhecimento, recomendamos a criação de uma conta gratuita (se você ainda não tiver uma) em qualquer uma das instalações disponíveis no Jelastic Cloud Union e siga as etapas do guia.

Dica: Um breve tutorial interativo também está disponível diretamente no painel, por meio da opção Ajuda> Tutorial, no canto superior direito.

Vamos começar nossa exploração detalhada do painel Jelastic: 

Vale lembrar que a qualquer momento, caso haja alguma dificuldade ou dúvida sobre a configuração do seu ambiente, disponibilizamos a opção de Suporte Guiado com a nossa equipe técnica. O contato com o suporte poderá ser feito pelo whatsapp ou telefone pelo botão no canto inferior direito, conforme mostra a imagem abaixo:

Criando e gerenciando ambientes

1. Clique em Novo ambiente no canto superior esquerdo do painel.


2. O Assistente de Topologia será aberto, onde você poderá personalizar totalmente as configurações do seu ambiente. Todas as possibilidades desta janela são descritas no artigo Configurando o ambiente. Após concluir as configurações, digite o Nome do ambiente e clique no botão Criar.

3. Todos os seus ambientes serão listados no painel central do painel.  environment in the dashboard As seguintes informações nas colunas: As seguintes informações nas colunas:

    • A coluna Nome inclui o nome (ou alias, se especificado) do ambiente, seu domínio e ícone da região. Usando a marca do triângulo antes do nome do ambiente, você pode expandir a lista de nós que estão incluídos.

    • A coluna Status mostra o estado atual de seus ambientes (Em execução, Inativo, Parado, Criando, Iniciando, Parando, Clonando,Reimplementando, Exportando, Instalando, Migrando, Excluindo).

    • A coluna Tags exibe grupos de ambiente aos quais esse ambiente pertence, versões (tags) dos contêineres e o nome do projeto implantado.

    • A coluna Uso mostra a carga atual (ou seja, uso de cloudlets e espaço em disco). Você também pode encontrar o botão do ícone billing history icon Histórico de cobrança do histórico de cobrança aqui, que leva a uma guia separada com estatísticas dos seus gastos no ambiente atual.

Ícones de função para ambientes

Passe o mouse sobre um ambiente em execução para ver vários ícones para seu gerenciamento: Definir Alias, Região, Abrir no Navegador, Configurações, Mudar Topologia de Ambiente, Clonar Ambiente, Iniciar / Parar, Excluir Ambiente, Adicionar / Editar Grupos Env.  environment icons 1. Use o ícone set alias icon Definir Alias para definir um nome de ambiente alternativo (o domínio permanecerá inalterado). 

2. Você pode passar o mouse sobre o ambiente para exibir instantaneamente sua região (se houver várias disponíveis). Clique no ícone apropriado (pode variar de acordo com sua plataforma específica) para ir para a guia Migração da seção de configurações do ambiente.

3. Clique no ícone open in browser icon Abrir no navegador, abrir no ícone do navegador para abrir o ambiente em uma nova guia do navegador.

Nota: Esta opção pode estar ausente caso o seu ambiente não inclua camadas do servidor de aplicativos e do load balancer.

 4. Clique no ícone environment settings icon Configurações do ambiente de configurações para abrir uma guia separada com vários painéis de configuração, verifique a descrição detalhada na seção vinculada.

5. Para alterar a topologia do ambiente, selecione a opção change environment topology icon para alterar o ícone de topologia do ambiente. Execute as alterações necessárias na caixa de diálogo Assistente de topologia exibida e clique em Aplicar para enviá-las. 

6. Para Clonar Ambiente, clique no botão apropriado do ícone clone environment icon Clonar Ambiente. No quadro aberto, especifique um nome para o novo ambiente e clique em Clonar. Mais informações: Mais informações:

7. Para alterar o status do ambiente, use os botões start environment icon Iniciar e stop environment icon Parar.

Nota: Quando o ambiente é parado, apenas os botões Configurações, Ambiente Clone, Iniciar e Excluir ambiente estão disponíveis. 

Além disso, a guia Configurações para esse ambiente conterá apenas quatro opções ativas: Colaboração, Alterar proprietário, Migração e Informações.

stopped environment settings stopped environment settings

8. Para Excluir ambiente, clique no ícone a seguir delete environment icon excluir e confirme a ação digitando sua senha. 

9. Passe o mouse sobre a coluna Tags para gerenciar os grupos desse ambiente com os botões Adicionar / Editar grupo de env ( add env group icon ou edit env groups icon, respectivamente).

Configurações do ambiente

Existem onze opções na guia Configurações do ambiente: domínios personalizados, SSL personalizado, acesso SSH, pontos finais, firewall, monitoramento, colaboração, alterar proprietário, migração, exportação e informações.

1. Selecione Domínios Personalizados para acessar as seguintes sub-opções: Domínios de ligação e troca de domínio. custom domains settingsMais informações:

2. Escolha a opção SSL personalizado e faça o upload dos arquivos necessários para aplicar seu certificado SSL personalizado.

Nota: Esse recurso pode ser configurado apenas para servidores de aplicativos certificados e load balancers com IP público anexado.

custom ssl settings

Mais informações:

3. Na seção Acesso SSH, você pode ver as guias Chaves Públicas, Conexão SSH e Acesso SFTP / SSH Direto. O primeiro permite gerenciar suas Chaves SSH públicas. O segundo mostra como acessar seu ambiente (via SSH Gate ou Web SSH). O terceiro fornece detalhes sobre a conexão através dos protocolos SFTP / FISH.

ssh access settings
Mais informações:

4. Na seção Endpoints, você pode gerenciar o mapeamento das portas TCP / UDP de seus contêineres para garantir a colaboração deles com recursos externos por meio de uma conexão direta.

endpoints settings
Mais informações: Endpoints
. A seção Firewall permite definir Regras de entrada e saída para gerenciar o acesso aos seus contêineres. Essas regras permitem definir explicitamente quais conexões devem ser aceitas e quais – bloqueadas.

firewall settings

Mais informações: Container Firewall
6. Selecione Monitoramento para configurar o rastreamento do consumo de recursos para o ambiente.

monitoring settings

Use Alertas de Load para definir novos gatilhos (ou ajustar os padrão) para receber as notificações de email apropriadas, caso o uso do recurso especificado exceda os limites estabelecidos.

Na subopção Auto Scaling Horizontal, você pode configurar gatilhos para controlar o número de contêineres dentro das camadas (exceto o nó de construção Maven). O condicionamento de escala é definido com base no consumo de CPU, Memória, Rede, I/O de Disco e IOPS de Disco.

A seção Histórico de Eventos contém registros sobre todos os eventos que ocorreram devido aos gatilhos configurados nas subseções mencionadas acima.

Mais informações:

7. Na seção Colaboração, você pode visualizar e gerenciar a lista de contas que têm acesso ao ambiente atual.

collaboration settings

Caso você precise conceder acesso a outro usuário, clique em Add e preencha o campo E-mail. Você também pode marcar Alterar acesso à Topologia / SSH se desejar conceder essas permissões. Clique em Save.

Mais informações: Colaboração na conta
. Clique em Alterar Proprietário para transferir o ambiente para outra conta de usuário dentro dos limites de uma única plataforma.

change owner settings

Mais informações: Transferência de ambiente

9. Escolha Migração para mover seu ambiente para outro conjunto de hardware (região).

migration settings
Nota: A disponibilidade desta opção, bem como sua permissão para cada região de ambiente específica, depende das configurações do seu provedor de hospedagem.

Mais informações: Migração de ambiente entre regiões

10. Selecione Exportar para compactar todas as configurações e dados do seu ambiente em um único arquivo para download. Posteriormente, ele pode ser restaurado na plataforma de outro provedor de hospedagem, criando uma cópia do ambiente idêntica.

export settings
Nota: Atualmente, os contêineres dos nós do Windows, Storage, Elastic VPS, Maven e Docker são exportados sem nenhum dado interno. Nesse caso, você precisará transferir os arquivos e configurações necessários manualmente.

Mais informações:

11. Alterne para a seção Informações para ver informações adicionais sobre o Domínio do ambiente, seu Proprietário e Criador (podem diferir devido ao recurso de colaboração da conta), Região, Data de Criação.

info settings
Essas são todas as configurações do ambiente.

Ícones de função para cada instância

Clique na tecla de seta antes do nome do ambiente no painel para revelar a lista de grupos de nós (por exemplo, balanceadores de carga, servidores de aplicativos, bancos de dados etc.). Você também pode expandir essas camadas para visualizar os contêineres separados e os contextos implantados. Além disso, cada nó é complementado com uma lista de endereços IP anexados (IPv4 / IPv6 interno e externo).
Passe o mouse sobre uma camada ou contêiner específico para ver os ícones pop-up com diferentes funções.

node icons
Use estes ícones para executar as seguintes ações:

  • Use a opção Definir Alias para definir um nome alternativo para sua camada / nós (por exemplo, para definir servidores master e slave em um cluster de banco de dados).
  • Clique em Abrir no navegador para acessar um nó da camada em uma nova guia do navegador (pode ser oculto para algumas stacks, por exemplo, Armazenamento Compartilhado ou um Maven build node).
  • Selecione a opção Reiniciar nó (s) para reiniciar o serviço apropriado em um contêiner específico ou em todo o ambiente.
  • Selecione a opção Config para abrir a guia do gerenciador de arquivos de configuração, onde é possível ajustar as configurações do nó modificando / removendo os existentes e criando / fazendo upload de novos arquivos.
  • Escolha a opção Log para visualizar os arquivos de log para os nós da camada. Uma lista de arquivos de log varia de acordo com a instância selecionada.
  • Clique na opção Estatísticas para rastrear os dados sobre consumo de CPU, RAM, Rede, Espaço em disco e IOPS para um nó separado ou um conjunto de nós em tempo real.
  • Selecione a opção Web SSH para conectar-se ao seu contêiner pelo protocolo SSH diretamente no navegador.
  • Use a opção Reimplementar Contêiner(es) para atualizar os nós para a tag (versão) preferida.
  • Alguns nós podem ter opções adicionais, como Add-Ons (para instalar módulos conectáveis ​​disponíveis) ou Área de Trabalho Remota (para gerenciar nós baseados no Windows).
  • A lista Adicional permite que você defina as configurações do contêiner (Variáveis, Links, Volumes, CMD / Entry Points) e visualize os detalhes do Acesso via SFTP / SSH direto. Além disso, dependendo do nó, ele pode conter outras opções (por exemplo, Redefinir senha ou Login no painel do administrador).

Importar

Ao lado da opção Novo ambiente, você pode encontrar o botão Importar. Ele processa o arquivo que foi feito upload: .json, .jps, .cs, .yml ou .yaml  para criar um novo ambiente (ou modificar o já existente com um Add-on) de acordo com as configurações declaradas.

import button

Dentro do quadro de Importação aberto, você verá três guias e um link de Exemplos para a Jelastic JPS Collection com várias soluções prontas para uso:

  • Arquivo local – selecione o arquivo armazenado localmente (através do botão Procurar), que deve ser carregado e executado na plataforma
  • URL – forneça um link direto para o arquivo de manifesto necessário
  • JPS – o editor JSON / YAML embutido pode ser usado para inserir e editar seu código antes da implantação, ou mesmo para declarar seu pacote manualmente do zero
    import dialog windowPara uma visão geral detalhada, verifique o documento de Importação de Ambiente apropriado.

Marketplace

Ao clicar na última opção do Marketplace no painel superior do painel, você acessará um quadro separado com uma lista de soluções pre-package para instalação automática.

marketplace button

Esses pacotes são divididos em dois grupos: Applications para criar novos ambientes e Add-ons para ajustar os existentes. Com isso, você pode procurar a solução de ambos os grupos usando o campo apropriado no canto superior esquerdo.marketplace dialog window
Depois de localizar o pacote desejado, clique em Instalar para ele e siga as etapas no quadro de instalação exibido.Para uma visão geral detalhada, consulte o artigo apropriado do Marketplace.

Grupos de Ambiente

O Jelastic PaaS oferece a possibilidade de criar Grupos de Ambiente, que ajudam a categorizar seus ambientes. Por exemplo, a administração de vários projetos se torna muito mais simples quando cada um é organizado em um grupo de ambiente dedicado.Se necessário, você pode aplicar outras divisões criando subgrupos, por exemplo desenvolvimento / teste / produção, servidores / bancos de dados / armazenamentos, etc.

environment groups

Dica: Você pode gerenciar Isolação de Rede via Grupo de Ambientes.

Mais informações:

Pesquisa no painel

O Jelastic PaaS fornece uma opção de pesquisa integrada para o painel. A funcionalidade principal é direta – acesse o formulário Pesquisar no canto superior direito (ou use o atalho Ctrl + F / Cmd + F), digite um (s) termo (s) de pesquisa e pressione Enter. Por exemplo, você pode localizar um contêiner por seu IP / ID; procure o projeto / ambiente implantado específico; encontre e implante aplicativos do Jelastic Marketplace.

dashboard search
Com isso, o mecanismo de pesquisa implementado é altamente personalizável, o que permite obter os resultados mais precisos para as solicitações. Entre as principais opções:

  • Caracteres especiais para pesquisar expressões (por exemplo “” prefixo para excluir um termo ou “*” coringa)
  • Recurso de pesquisa (a conta toda ou um Grupo de ambientes)
  • Filtro de categorias para pesquisar entre os elementos selecionados (por exemplo, excluir os pacotes do Marketplace ou observar apenas os IP’s)

Detalhes adicionais podem ser enecontrados no Ajuda, que se encontra no formulário de pesquisa.

Gerenciador de Implementações

Gerenciador de implementações pode ser localizado na parte inferior do dashboard. Ele armazena aplicativos para automatizar sua implantação subsequente em seus ambientes. Existem duas subseções na guia:

  • Arquivo – armazena o pacote de aplicação em sí, Realize o Upload do arquivo pela sua máquina local (Arquivo Local) ou via algum link externo (URL)
  • GIT / SVN – salva as credenciais de acesso aos seus projetos nos repositórios Git / SVN remotos; clique no botão Add Repo e especifique os detalhes necessários

Depois que seu pacote é adicionado ao Gerenciador de Implementações, ele pode ser implementado automaticamente no ambiente necessário, seguindo o guia vinculado.

Notas:
  • O tipo de implementação VCS para servidores de aplicativos Java é executado com a ajuda do Maven build node
  • O processo de implantação do .NET para o servidor de aplicativos IIS baseado no Windows é diferente do fluxo padronizado

Painel de Tarefas

O painel Tarefas é colocado na parte inferior do painel e contém dados históricos e ao vivo sobre as tarefas que o mecanismo Jelastic está executando ou já executou.

tasks panel on-going process
Este painel inclui as colunas Data, Nome, Duração e Status, fornecendo informações detalhadas sobre cada tarefa:

  • Quando a ação ocorreu

  • O que ocorreu

  • Quanto tempo a operação durou

  • Resultado desta ação (ou seja, êxito se tudo estiver OK ou uma descrição de erro se ocorrer algum problema)


tasks panel working with files
O painel Tarefas rastreia todos os processos globais (Como ambiente de criação, adição de nó (s) ou contexto de implantação), bem como ações com ambientes ou nós específicos (por exemplo, criação de arquivo, renomeação de arquivo, upload de arquivo).

Opções do Usuário

Clique no botão Configurações no canto superior direito do painel para acessar as Configurações do Usuário.


user settings button

Aqui, você pode encontrar as seguintes seções: Conta, Tokens de acesso, Chaves SSH e Colaboradores.1. A seção Conta permite gerenciar o Fator de dupla-autenticação para sua conta, além de alterar a senha.

account user settings
2. Dentro da janela de Tokens de Acesso, você pode configurar tokens de acesso pessoal para sua conta.

access tokens user settings
3. A seção Chaves SSH fornece acesso a quatro subguias:

  • Chaves públicas – armazena chaves públicas adicionadas à plataforma (necessárias para acesso remoto via cliente SSH local)
  • Chaves privadas – lista chaves privadas adicionadas à plataforma (necessárias para acessar seu repositório Git privado por SSH)
  • Conexão SSH – mostra as etapas necessárias para conectar-se à sua conta via SSH e permite acessar nós específicos diretamente no navegador usando Web SSH
  • Acesso SFTP / Direct SSH – exibe dados de conexão para protocolos SFTP/FISH


ssh keys user settings
4. A opção Colaboração inclui dois itens – Compartilhado por mim e Compartilhado comigo. O primeiro permite gerenciar usuários com os quais você compartilhou ambientes, enquanto o segundo mostra as colaborações que incluem sua conta.

collaboration user settings
Para uma visão geral detalhada do recurso de Colaboração da conta, consulte o guia vinculado.

Atualizar conta Trial & Saldo

Dependendo do tipo de conta (Trial ou Billing), as seções Atualizar conta ou Saldo são exibidas na parte superior do painel do painel.1. O tipo padrão de todas as contas é de Trial, que fornece um período de hospedagem gratuito (limitado por tempo ou dinheiro de bônus) com uma restrição da quantidade de recursos fornecidos.

upgrade trial account
Expanda o menu suspenso Atualizar Conta para ver as seguintes opções:

  • Use o botão Atualizar Conta para obter uma conta totalmente funcional, sem limitações.
  • A opção Aprenda sobre limitações de conta Trial abre a guia Limites de conta apropriados no quadro Cotas e preços.
  • Clique em Saiba mais sobre preços para ser redirecionado para a página de documentação com informações sobre o modelo de preços.
  • Selecione a opção Ver Estatísticas sobre o uso recente de recursos para abrir o histórico de faturamento da conta.

2. As contas Billing são poupadas de quaisquer limitações, mas são cobradas de acordo com os preços do provedor de hospedagem.

account balance
Clique no botão Equilíbrio para expandir uma lista das seguintes opções:

  • Saldo mostra o saldo atual da conta (em dinheiro e bônus). Ao clicar na seção, você pode abrir a guia Saldo de recarga.

  • A opção Atualizar Saldo atualiza os dados do saldo para o valor mais real.

  • Clique em Recarregar saldo para enviar o pagamento.

  • Usando o ponto de Configurar recarga automática , o Recarga automática do saldo pode ser ativado (com base nas seguintes condições: Semanal, Mensal ou quando o Saldo for menor que a soma especificada).

  • A opção Métodos de pagamentos oferece a oportunidade de escolher o método de pagamento padrão para a conta ou adicionar um novo.

  • Clique no item Quotas & Preços para ver o quadro de informações com um conjunto de guias sobre as regiões da plataforma (se houver várias disponíveis), preços e limites de conta.

  • O histórico de cobrança mostra os gastos da conta no período especificado.

  • Clique na opção Visualizar faturas para ir para o painel do sistema de faturamento externo com as faturas da conta, pedidos, pagamentos etc.

Opções de Ajuda e Conta

As duas últimas seções do painel são Ajuda e Conta (endereço de email).

O menu  Ajuda fornece acesso a vários links úteis:

  • O Contacte o Suporte redireciona para a página de suporte aos clientes da plataforma (às vezes disponível apenas para usuários billing)
  • Ir para Comunidade é um link para a comunidade on-line Jelastic no Stackoverflow
  • Documentação navega para a documentação dos Devs da Jelastic
  • API é um hiperlink para a documentação da API Jelastic
  • A CLI redireciona para a Interface de linha de comando Jelastic
  • Links de vídeos para o canal Jelastic no Youtube
  • O tutorial inicia um pequeno guia interativo, que explica os conceitos básicos de trabalho com a plataforma
  • Como é que eu..? mostra uma lista de documentos relevantes para sua solicitação


account help menu
2. Na lista Conta (endereço de email), as seguintes opções estão disponíveis:

  • Opções redireciona você para Opções do Usuário
  • Mudar Senha abre a caixa de diálogo com o mesmo nome, onde é necessário preencher os campos obrigatórios (senha atual, nova senha e confirmar senha)
  • O Idioma permite alterar a localização da interface do painel (se disponível)
  • Sair para sair da conta atual


general account actions
Agora, você conhece todas as possibilidades básicas do painel e, esperamos, não terá problemas ao trabalhar com isso. Se você ainda tiver dúvidas, entre em contato com a equipe de suporte do seu provedor de hospedagem ou consulte nossos especialistas técnicos em Stackoverflow.