Recentemente, o DataCenter Finland , realizou um teste sobre como implementar o WordPress em diferentes plataformas de nuvem. Descubra os resultados e veja a maneira mais rápida e fácil de instalação do WordPress, originalmente escrito por Heikki Lavanko:

“Para satisfazer minha curiosidade, decidi ver como os diferentes hosts lidam com o  WordPress , que é um software de gerenciamento de conteúdo de código aberto muito popular e está disponível em todos os provedores de nuvem incluídos na minha comparação. Eu também fiz um vídeo do meu experimento.”

A duração total do vídeo é de aproximadamente 10 minutos, mas você pode alterar a velocidade nas configurações do YouTube e reproduzi-la mais rapidamente se não estiver interessado nos detalhes.

Eu cronometrei o vídeo para que o processo real de criação de sites comece ao mesmo tempo em todos as três hospedagens. A figura abaixo ilustra o tempo que levou para implementar o WordPress em cada plataforma.

Agora, veja minha análise dos prós e contras do Jelastic, Azure e AWS.

WordPress no Jelastic

O Jelastic é rápido, fácil de usar, econômico e personalizável. E o mesmo vale para os outros aplicativos que ele oferece na plataforma (tem mais de 100).

Existe um pacote pronto para criar um site WordPress, e é simples de implantar e totalmente personalizável depois.

Os pacotes do Jelastic Marketplace são extremamente fáceis de configurar e a instalação leva apenas alguns cliques. Quando o site estiver pronto, seus códigos do aplicativo e de banco de dados aparecerão automaticamente na tela.

O Jelastic configura servidores de aplicativos e bancos de dados como instâncias de PaaS, o que é extremamente útil para personalização posterior, como configurar um balanceamento de carga ou tornar seu ambiente escalável (muito comum quando você começa a receber mais visitas).

Os recursos do servidor do Jelastic são configurados de acordo com parâmetros predeterminados, que podem ser modificados posteriormente. O custo é baseado no uso e uma instalação básica do modelo custa aproximadamente R$40 por mês. Com o Jelastic, você não paga pelo tamanho do servidor, mas pelos recursos que realmente usa.

WordPress no Microsoft Azure

O Microsoft Azure é mundialmente popular graças ao marketing eficiente da Microsoft.

Como o Jelastic, o Azure também tem seu próprio marketplace, chamado de App Services. Eu não tinha experiência anterior com os aplicativos off-the-shelf do Azure, mas a interface do usuário era relativamente intuitiva, embora bastasse alguns cliques para iniciar o WordPress. A parte mais demorada foi preparar o aplicativo e os recursos, e a implantação em si também levou um tempo surpreendentemente longo. Além disso, o status na página Resumo não parecia atualizar automaticamente, então eu tive que continuar clicando no botão Atualizar. Eu também tive que configurar o site sozinho após o aplicativo ter sido implantado.

O custo de um site de nível básico criado com o Azure é de aproximadamente R$191,38 por mês, e o preço é baseado no tamanho da instância do servidor selecionada durante o processo de configuração.

WordPress na Amazon Web Services AWS

A Amazon Web Services (AWS) chama seu marketplace de EC2 . O AWS EC2 apresenta uma seleção de aplicativos de terceiros e eu escolhi o primeiro pacote básico, fornecido pela Bitnami.

Para instalar o pacote do WordPress, tive que primeiro reservar uma instância do servidor. O tamanho da instância do servidor determina um preço fixo para o site.

A interface do usuário da AWS tem uma enorme variedade de funções, e havia bastante configuração manual para fazer, mesmo que eu tivesse escolhido um pacote pronto.

O processo de instalação levou aproximadamente o dobro do tempo comparado com o Jelastic. Encontrar a senha do meu site WordPress, que estava oculto no log do aplicativo, também demorou um pouco.

Devido ao produto ter sido fornecido por um fornecedor terceirizado, o site finalizado também mostrou o logotipo da Bitnami como um banner no canto inferior direito, e eu tive que procurar no Google como desabilitar o banner.

Conclusão

Marketplace de nuvem pública são úteis para explorar diferentes conjuntos de aplicativos, e você também pode usá-los para vender seus próprios aplicativos.

Minha experiência mostra que aplicativos como o WordPress são rápidos de implantar e exigem relativamente pouco conhecimento técnico, independentemente de qual plataforma você usa. No entanto, Jelastic se destacou da concorrência graças à sua facilidade de uso e velocidade, e o produto finalizado foi mais personalizável em comparação com os sites que criei nas outras plataformas. Além do preço muito menor.

Obrigado Heikki por esta comparação bem ampla e esclarecedora!

Vá em frente e experimente a instalação mais rápida do WordPress no  Jelastic SaveinCloud!

Fonte: https://jelastic.com/blog/wordpress-deployment-at-aws-azure-or-jelastic-cloud/